Escrita e Psicologia – recomeçar, renascer e voltar

13 junho 2021

Imagem: Geralda Guevara

Por: Lívia de Paula

Começar. Escrever. Retornar. Voltar. Falar. Assinar. Recomeçar.

Todos esses verbos vieram aqui abrir diálogos com vocês e contar um pouco da minha história. Há mais ou menos um ano estou distante daqui, deste cantinho que criei para conectar a escrita e a psicologia. Mas desde julho de 2020, a vida me trouxe uma nova vivência. Que me surpreendeu, que me assustou, e me exigiu (e continua me exigindo) várias mudanças e transformações.

Fui surpreendida por uma situação de saúde muito séria, no mês de agosto de 2020. Comecei a observar que estava sentindo uma febre alta no meu corpo, que não diminuía e não passava. Procurando auxílio de um serviço de saúde, permaneci em casa e tomando medicamentos. Porém, depois de uma convulsão, meu quadro piorou, e eu fiquei sem voz e totalmente fora de consciência. Fui levada ao hospital imediatamente. Lá diagnosticaram a convulsão, uma encefalite viral, e houve ainda, enquanto eu estava no hospital, um AVC isquêmico.

Passei um mês no hospital, dos 30 dias que passei por lá, sete deles foram em coma. No mês de outubro de 2020, tive alta e voltei para casa. Diante de tudo isso, foi necessário que eu continuasse com o processo de recuperação, o que incluía, diversos tratamentos.

Tudo isso foi necessário para a minha evolução total. Hoje estou melhor e continuo lutando.
Aos poucos tenho retomado minhas atividades, meu trabalho no serviço público e meu ofício como psicóloga clínica.

Meus maiores desejos eram ter minha voz e minha escrita de volta. Minha voz já evoluiu bastante, ainda estou num trabalho fonoaudiológico, mas há uma boa melhora. Hoje posso dizer que a minha escrita também evoluiu. E agora eu estou pronta pra dar o próximo passo: voltar para este cantinho!

Vivendo e sentindo tantas transformações a partir do que eu vivi, muitas coisas me mostraram como mudar é importante em diversos momentos da nossa vida. E venho mudando muitas coisas em vários aspectos. Isso também vai reverberar aqui neste cantinho.

O Cá entre nós, Psi, passará a ter a minha assinatura. Levará o meu nome mas continuará tendo textos sobre a Psicologia. Tanto do SUAS e demais políticas, quanto da Clínica, principalmente Existencial-Fenomenológica. Mas, a novidade vem agora: junto com a psicologia, este cantinho também terá espaço para a escrita cotidiana!

Esta é a minha assinatura da vida. Lívia de Paula é Psicóloga e Escritora. E este é o meu cantinho. Continue conectado comigo, proseando e contando suas experiências. O cafezinho tá pronto! Vamos começar a prosa?

QUERO ME CADASTRAR
PARA RECEBER NOVIDADES!